São João del Rei - Cidades de Minas Gerais


    Situada no estado de Minas Gerais, na região do Campo das Vertentes, São João Del Rei foi fundada em 8 de dezembro de 1838, porém, era uma região ocupada desde 1701 quando Tomé Portes Del-Rei se estabeleceu nas terras que era chamada de Porto Real da Passagem. Já em 1713, ainda quando era uma vila, adquiriu o nome de São João Del Rei, e através da extração do ouro, pecuária e desenvolvimento da agricultura, foi elevada à categoria de cidade em 1838.

Foto do Site Paço do Lavradio

    Para o turismo, a cidade fica em um local bastante estratégico pois, circundando a cidade temos a 15km de distância a cidade de Tiradentes e 154km de Ouro Preto, além de estar a 190km ao sul da capital Belo Horizonte.

Foto do Google Maps

    Uma das atrações principais nesta lindíssima cidade é o Centro Histórico contendo várias igrejas centenárias e mais de 700 prédios tombados. Um dos cartões portais da cidade é a igreja São Francisco de Assis, que foi projetada por Aleijadinho e executada por Francisco de Lima Cerqueira entre 1774 a 1804.

    Devido ao fato de o Centro Histórico não ser tão grande e conter muitos pontos turísticos próximos um do outro, possibilita o passeio ser feito a pé e com bastante calma, observando todos os detalhes das construções. Dentre as igrejas presentes da rota turística podemos citar a Catedral Nossa Senhora do Pilar, que tem o seu interior adomado com talhas douradas seguindo características barrocas; igreja Nossa Senhora do Carmo com características do rococó; e claro, a Igreja Nossa Senhora Rosário, localizado no largo do Rosário e sendo a igreja mais antiga da cidade, dentre outras. Vale ressaltar que São João Del Rei contem cerca de 35 templos, e todas muito lindas.

Foto do Site Minas

Ainda na rota do Centro Histórico, podemos visitar o Museu Ferroviário. Inaugurado em 1981, quando a Estrada de Ferro Oeste de Minas completou 100 anos, nele poderemos observar um acervo de itens antigos utilizados no funcionamento da ferrovia como balanças, relógios, registradoras, telefones, sinos, ferramentas, inclusive a primeira locomotiva EFOM nº 1 e um vagão de luxo utilizado apenas pela elite. Dentro do próprio museu funciona o guichê vendendo passagens para uma das melhores atrações da cidade que é o passeio na Maria Fumaça, que sairá de São João Del Rei com destino a Tiradentes, feito pela Estrada de Ferro com duração de 45 minutos percorrendo 12km. (averiguar preços e horários no próprio guichê). Dentro da ideia de museus e para os amantes da cultura, o Museu Regional situado na rua Mal. Deodoro, nº 12, Centro, apresenta um acervo com 484 peças dentro de um casarão de três andares, entre as peças temos mobílias, instrumentos musicais, utensílios domésticos, pinturas, meios de transportes e muitos livros.

Foto do Site Vida Sem Paredes
    E para os apreciadores da natureza e quem quer fugir um pouco das áreas urbanas, São João Del Rei oferece vários passeios a cachoeiras próximas da cidade. As mais famosas são Três Poços, Cachoeira Pedreira, e a mais bonita de todas e que não pode ficar de fora do passeio – Cachoeira do Urubu. A culinária é um show a parte, pois, ao longo da rota turística pelo Centro Histórico há vários restaurantes e empórios, a minha recomendação é o Restaurante Pelourinho, localizado na esquina em frente ao Museu Ferroviário, apesar de pequeno é extremamente aconchegante e com uma excelente comida mineira.
Foto do Site Tripadivisor
  
Foto do Google Maps
    São João Del Rei é uma cidade onde o velho se encontra com o novo, onde a tradição e suas construções centenárias divide espaço com uma população jovem e universitária. O passeio turístico é encantador, hábil de ser feito em apenas um final de semana e com certeza deixa um gostinho de “quero mais”.

Comentários